As três principais concepções de ciência

“Historicamente, três têm sido as principais concepções de ciência ou de ideais de cientificidade: o racionalista, cujo modelo de objetividade é a matemática; o empirista, que toma o modelo de objetividade da medicina grega e da história natural do século XVII; e o construtivista, cujo modelo de objetividade advém da idéia de razão como conhecimento aproximativo.

A concepção racionalista – que se estende dos gregos até o final do século XVII – afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática, portanto, capaz de provar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados, sem deixar qualquer dúvida possível. Uma ciência é a unidade sistemática de axiomas, postulados e definições, que determinam a natureza e as propriedades de seu objeto, e de demonstrações, que provam as relações de causalidade que regem o objeto investigado.

O objeto científico é uma representação intelectual universal, necessária e verdadeira das coisas representadas e corresponde à própria realidade, porque esta é racional e inteligível em si mesma. As experiências científicas são realizadas apenas para verificar e confirmar as demonstrações teóricas e não para produzir o conhecimento do objeto, pois este é conhecido exclusivamente pelo pensamento. O objeto científico é matemático, porque a realidade possui uma estrutura matemática, ou como disse Galileu, “o grande livro da Natureza está escrito em caracteres matemáticos”.

A concepção empirista – que vai da medicina grega e Aristóteles até o final do século XIX – afirma que a ciência é uma interpretação dos fatos baseada em observações e experimentos que permitem estabelecer induções e que, ao serem completadas, oferecem a definição do objeto, suas propriedades e suas leis de funcionamento. A teoria científica resulta das observações e dos experimentos, de modo que a experiência não tem simplesmente o papel de verificar e confirmar conceitos, mas tem a função de produzi-los. Eis por que, nesta concepção, sempre houve grande cuidado para estabelecer métodos experimentais rigorosos, pois deles dependia a formulação da teoria e a definição da objetividade investigada.

Essas duas concepções de cientificidade possuíam o mesmo pressuposto, embora o realizassem de maneiras diferentes. Ambas consideravam que a teoria científica era uma explicação e uma representação verdadeira da própria realidade, tal como esta é em si mesma. A ciência era uma espécie de raio-X da realidade. A concepção racionalista era hipotético-dedutiva, isto é, definia o objeto e suas leis e disso deduzia propriedades, efeitos posteriores, previsões. A concepção empirista era hipotético-indutiva, isto é, apresentava suposições sobre o objeto, realizava observações e experimentos e chegava à definição dos fatos, às suas leis, suas propriedades, seus efeitos posteriores e previsões.

A concepção construtivista – iniciada no século passado – considera a ciência uma construção de modelos explicativos para a realidade e não uma representação da própria realidade. O cientista combina dois procedimentos – um, vindo do racionalismo, e outro, vindo do empirismo – e a eles acrescenta um terceiro, vindo da idéia de conhecimento aproximativo e corrigível.”


---

Fonte:
Marilena Chauí: “Convite à Filosofia”. Editora Ática, São Paulo, 2000, p. 320-321.

24 comentários:

  1. muito bom o conteudo , me ajudou bastante !

    ResponderExcluir
  2. conteúdo bem interessante

    ResponderExcluir
  3. adorei muito interresante me ajudou em meu trabalho

    ResponderExcluir
  4. Mt bom. Me ajudou muito

    ResponderExcluir
  5. Muito bom consegui toda a matéria que precisava

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  7. ESTAVA ATRAS DE UMA SOLUÇÃO PARA O MEU PROBLEMA, ACABAI ACHANDO OUTRO PROBLEMA !!!!

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Eu te amo mais meu amor ❤❤

      Excluir
    2. OH MEU DEUS
      OH MEU DEUS
      OH MEU DEUS
      MEU DEUS OH
      OH MEU DEUS OH

      Excluir
    3. CASA COMIGO MEU AMOR ?EU TE AMO, E PRECISO DE AJUDA COM ESSE TRABALHO DE FILOSOFIA. . .

      Excluir
    4. CASO, E MINHA PROVA DE AMOR VAI SER TE AJUDAR COM ESSE TRABALHO !!!!!

      Excluir
    5. OH MEU DEUS .
      MEU DEUS OH ..
      DEUS OH MEU ...

      Excluir
    6. OH MEU DEUS .
      MEU DEUS OH ..
      DEUS OH MEU ...

      Excluir
    7. CASA COMIGO MEU AMOR ?EU TE AMO, E PRECISO DE AJUDA COM ESSE TRABALHO DE FILOSOFIA. . .

      Excluir
    8. Eu te amo mais meu amor ❤❤

      Excluir
    9. parece que temos um casamento aqui

      Excluir
  9. É é é é é é , nem falo nada kkkk

    ResponderExcluir

Excetuando ofensas pessoais ou apologias ao racismo, use esse espaço à vontade. Aqui não há censura!!!